Installation/pt

From DD-WRT Wiki

(Difference between revisions)
Jump to: navigation, search
Revision as of 19:29, 13 February 2021 (edit)
Leo-97 (Talk | contribs)
(Added the section Ficando offline)
← Previous diff
Current revision (20:08, 13 February 2021) (edit) (undo)
Leo-97 (Talk | contribs)
m (Updated the URLs from the final message)
 
Line 88: Line 88:
=Continua... / To be continued...= =Continua... / To be continued...=
-Ainda há muito do [[http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Installation artigo original em inglês]] a ser traduzido. Por favor, tenha paciência. Por enquanto, você pode seguir lendo o [[http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Installation#Downloading_Your_DD-WRT_Firmware restante deste artigo em inglês]].+Ainda há muito do [[Installation|artigo original em inglês]] a ser traduzido. Por favor, tenha paciência. Por enquanto, você pode seguir lendo o [[Installation#Flashing_Your_Router_with_DD-WRT_Firmware|restante deste artigo em inglês]].
-''Em inglês / in English'': There's still a lot of the [[http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Installation original English language article]] to be translated. Please be patient. Meanwhile, you can go on reading the [[http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Installation#Downloading_Your_DD-WRT_Firmware remainder of this article in English]].+''Em inglês / in English'': There's still a lot of the [[Installation|original English language article]] to be translated. Please be patient. Meanwhile, you can go on reading the [[Installation#Flashing_Your_Router_with_DD-WRT_Firmware|remainder of this article in English]].
[[Category:Documentation/pt| ]] [[Category:Documentation/pt| ]]
[[Category:Flashing networking hardware/pt| ]] [[Category:Flashing networking hardware/pt| ]]
[[Category:Categories/pt| ]] [[Category:Categories/pt| ]]

Current revision


Instalar o DD-WRT num roteador, na maioria dos casos, é quase tão simples quanto instalar um programa em seu computador. No entanto, uma instalação incorreta pode fazer de seu roteador um dispositivo inútil. A instalação de programas num roteador, conhecidos como firmware, é feita por um método chamado flashing, ou flashear. Este artigo lhe ajuda a determinar qual processo de instalação é o correto para você e seu roteador suportado, bem como lhe dar sugestões acerca de roteadores e informação sobre como flashear cada um.


Contents

[edit] Tradução em andamento / On-going Translation

Este artigo está em processo de tradução, e encontra-se incompleto. Além disso, referências para outros artigos ou páginas levam às suas versões em língua inglesa. Ao longo do tempo, esperamos ver a tradução de todas as páginas. Enquanto isso, aproveite o que já foi traduzido.

Em inglês / in English: This article is undergoing a translation process, and is currently incomplete. Besides, references to other articles or pages take you to English language versions of them. As time goes by, we hope to eventually see all of the pages translated. Meanwhile, enjoy what has been translated so far.


[edit] Escolha do Firmware Correto - Extremamente Importante

[edit] Seu Roteador É Suportado?

Veja a página wiki Supported Devices, ou Hardware Database (ainda em inglês) para ua lista de dispositivos que funcionam com DD-WRT (em meados de 2009, o Hardware Database ainda estava em versão beta).

Se seu dispositivo for suportado, você pode encontrar informação específica para ele na página Hardware-specific relativa a seu roteador. No entanto, para evitar a destruição de seu roteador, por favor termine de ler esta página inteira antes. Depois disso você vai querer seguir o que tiver sido escrito para seu dispositivo específico -clock.


[edit] Antes de Baixar, Atualizar ou Flashear

Antes de tentar tomar qualquer ação, incluindo carregar qualquer firmware em seu roteador... leia o anúncio postado no fórum Broadcom SoC based Hardware (em inglês) entitulado Peacock Thread. Este post contém muito mais informação além de ajudar quem tem problemas. Infelizmente, pular este passo leva muitos a brickar seus roteadores (transformá-los em peso de papel).

Comece por aqui... faça alguma pesquisa... depois faça perguntas. Não carregue a versão V24-Final ou SP1, simplesmente. (Leia o artigo Peacock Thread mencionado acima para descobrir porquê). A página de download amigável do dd-wrt [[1]] (em inglês) vai ajudá-lo a identificar as versões de firmware killer (se necessário) e dd-wrt para seu dispositivo, conforme o caso. No entanto, você deve usar o peacock thread e a informação na página Hardware-specific para corretamente identificar seu hardware e não criar um problema que torne seu roteador inútil.

Após a leitura DESTA página e a obtenção de algum conhecimento na página do Peacock, a página Hardware-specific pode ser a mais útil para você, em termos de identificação de seu roteador, determinação de que arquivos você precisará baixar (incluindo instruções), e determinação dos procedimentos corretos de instalação.


[edit] Identificando seu Firmware DD-WRT

  • Use a informação específica de marca presente na página Hardware-specific para identificar qual é a marca e o modelo de seu roteador. Comece na entrada principal da marca (p/ ex., Linksys). Use aquela informação - ao invés de simplesmente seguir em frente com o modelo que você acha que tem - Clock.
  • Como mencionado no artigo do Peacock, usar o arquivo incorreto é uma das piores coisas que você pode fazer. Felizmente, o dd-wrt simplificou isto imensamente com seu formato de pesquisa. Uma vez que você tenha identificado seu roteador precisamente, você poderá ir direto para a Página de Dowloads do DD-WRT (ou sua versão encriptada) e procurar os arquivos de que precisa. Novamente, verifique a página Hardware-specific para encontrar links para instruções detalhadas que podem indicar de quantos arquivos você vai precisar, etc. (- clock).
  • Alguns roteadores recentes não são suportados pela versão estável mais recente. Verifique a lista de Supported Devices para a versão mínima de DD-WRT necessária para funcionar em sem dispositivo. Você talvez precise usar uma versão experimental ou do SVN.
    • Existe uma tabela de comparação entre versões. Veja File Versions.
    • Atualizar pela GUI Web (isto é, a interface online do roteador) significa que você tem que usar a versão genérica (_generic).
    • Use a versão _mini quando for atualizar do firmware original Linksys. Você vai precisar da versão _micro se seu hardware tiver 2MB de memória flash (WRT54G v5 a v8, por exemplo). Use o firmware _mini se seu hardware tiver 4MB ou mais de flash (WRT54GL, por exemplo). (Novamente, utilizae a função de busca da página de download para lhe ajudar nisso - clock).
  • Leia o registro de mudanças (changelog) e todos os demais arquivos de informações presentes nas páginas de download. Eles contém informação importante!


[edit] Baixando seu Firmware DD-WRT

  • Você precisará salvar alguns arquivos (firmware, páginas de instruções para trabalhar offline, etc.) Criar uma pasta para este projeto antes de baixar qualquer coisa é recomendável - clock
  • Certifique-se de que você está utilizando a versão correta do firmware (novamente, a função de busca na página de download acima deve ser precisa se você tomou as ações apropriadas para identificar corretamente seu riteador; baixe apenas firmware daquela página - clock).
  • Baixe a última versão estável da Página de Downloads do DD-WRT (ou sua versão encriptada).
  • Dependendo de suas necessidades específicas, você pode precisar de mais de um download - tal como uma versão killer, que deve ser instalada antes do firmware dd-wrt. A função de busca deve trazer ambas. Se houver intruções específicas para seu roteador na página Hardware-specific, verifique o que é necessário. Novamente, o artigo do Peacock vai lhe dar informações importantes sobre porquê a escolha do tamanho errado pode inutilizar completamente seu roteador - clock.
  • Se você baixou um arquivo .zip, extraia-o. (Se for um arquivo .bin, deixe-o como está - clock).
  • Confirme que o arquivo não se corrompeu no download comparando o hash MD5 do firmware que você baixou com as checksums publicadas. Veja Hashes & Checksums para mais informações e instruções a este respeito.


[edit] Precauções

Se você ainda não tem uma versão do firmware dd-wrt em seu roteador, você talvez tenha que rodar um programa de kill (matar) firmware em seu roteador antes. Você deve encontrar a versão deste programa específica para seu dispositivo utilizando a função de busca na página [[2]]. O processo de instalação deste firmware é provavelmente coberto na página Hardware-specific, na seção sobre seu dispositivo. Será similar a repetir simplesmente o processo genérico delineado abaixo para aquele arquivo kill específico - clock.

O aspecto mais importante a ser compreendido nesta seção é a parte de precauções (precautions). Roteadores são mortos constantemente porque as pessoas não seguem estes avisos. Por favor, reserve algum tempo para aprender e compreendê-los - clock. Siga todas as instruções precisamente, ou você pode se encontrar em apuros. Flashear incorretamente pode brickar seu roteador!

[edit] Pesquise antes de começar

Leia as perguntas frequentes (FAQ) sobre Firmware.

  1. Falhar em se preparar e em fazer uma pesquisa anterior ao procedimento pode causar uma grande frustração, resultar em perda de tempo, e fazer com que seu roteador seja danificado (brickado). Em outras palavras, você pode ter que se desfazer do seu equipamento e/ou até mesmo perder muito tempo recuperando o mesmo. Com alguma pesquisa, você prevenirá ter horas de frustração.
  2. É recomendado que primeiramente você leia a wiki relativa ao seu equipamento, se estiver disponível. Para dispositivos com chip Broadcom, leia o Peacock announcement[3] de uma referência pré-ARM.
  3. Tenha cuidado quanto à implementação (relacionado ao flasheamento) desta wiki quando comparado com o que é recomendado no guia de seu equipamento localizado em Hardware-specific. Entretanto, revisar essa wiki será importante para um entendimento geral sobre o assunto.

[edit] Geral

  1. Não pule etapas de reset antes ou depois de atualizações de firmware a menos que saiba o que está fazendo
  2. NÃO instale (flasheie) o firmware por uma conexão SSL (HTTPS). Tenha certeza de que está usando HTTP.

[edit] Prepare-se para ficar offline

  1. Você não terá acesso à internet por meio do roteador enquanto estiver no procedimento de instalação do firmware. Você precisará fazer praticamente tudo offline somente com uma conexão LAN com o roteador (como desabilitar o wifi). Dado que muitos dos problemas que você poderá encontrar durante o processo podem te impedir de buscar ajuda online, reativar ou desativar configurações de segurança caso você consiga voltar a conectar-se, e a probabilidade do navegador quebrar se você tentar manter páginas no ar, você precisará baixar tudo que for necessário antes de começar o processo. Isso permitirá à você que a informação seja acessada offline caso algo dê errado.
  2. Usuários do Windows Vista, devem desativar o Compound TCP[4]
  3. Anote ou capture a tela das configurações atuais do roteador para consulta futura, isso é especialmente importante caso tenha um endereço IP estático.
    1. Poderá ser essencial anotar o atual endereço MAC da WAN. Alguns ISPs (provedores) não permitem mudar o roteador sem antes serem avisados. Veja se na interface de administração ou na etiqueta do roteador consta o MAC da WAN.
  4. Tenha disponíveis um segundo roteador ou conexão com a internet enquanto estiver mexendo no firmware do seu roteador, para agilizar qualquer solução de problemas e prevenir o risco de ficar preso.
    1. Se você tiver um modem à cabo que conecta seu roteador à internet, você pode conectar o seu computador diretamente ao modem em caso de problemas durante o processo. Seu computador receberá seu IP externo via DHCP e você estará em rede. Lembre-se de usar um firewall.
  5. Recomendado: Faça uma cópia das seguintes páginas (seja em PDF ou por meio do menu Arquivo -> Salvar como HTML (NÃO salvar nos favoritos do navegador)
    • A página que contém o processo de instalação do seu equipamento, encontrada na página Hardware-specific
    • O Peacock announcement
    • Essa wiki sobre instalação
    • Recuperando de uma instalação errada
    • Perguntas frequentes (FAQs)
    • Instruções de instalação via Tftp, se aplicável. Ela mostra como você poderá ativar o Tftp, que é uma forma bem rápida e fácil (basta marcar uma check box). Você deverá se preparar para usar Tftp mesmo que não esteja planejando fazê-lo.
    • A página da Wikipédia com as instruções sobre Coumpound TCP, se aplicáveis (Windows Vista, etc), disponível em: [5]
  6. Junto a isso, você também pode precisar de:
    • O arquivo executável do Tftp, se aplicável (execute ele através do link acima e deixe-o aberto)
    • Primeiramente o arquivo killer flash, se aplicável
    • Segundo o arquivo de flashing do DD-WRT. (Em alguns casos esse será o único arquivo de que precisará)

[edit] Ficando offline/Antes da instalação

  1. NÃO utilizar uma conexão wireless para acessar a GUI e fazer o upload do firmware. Usar uma conexão cabeada (LAN).
  2. Desative qualquer adaptador wireless (veja aqui a maneira correta de fazê-lo) presente no seu sistema para garantir que nenhum deles seja usado para a transferência.
  3. Recomendado: DEPOIS de se desconectar, desative seu anti-virus porque uma detecção falsamente positiva pode interromper o upload. Desative todos os firewalls e a segurança (veja desativando a segurança). Restaure todas essas medidas de segurança antes de se conectar novamente.

[edit] Continua... / To be continued...

Ainda há muito do artigo original em inglês a ser traduzido. Por favor, tenha paciência. Por enquanto, você pode seguir lendo o restante deste artigo em inglês.

Em inglês / in English: There's still a lot of the original English language article to be translated. Please be patient. Meanwhile, you can go on reading the remainder of this article in English.